O Golf é um dos modelos mais icônicos da Volkswagen, com mais de 35 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento em 1974. Mas se você acha que o Golf é apenas um carro familiar e econômico, você está enganado. A VW também oferece uma versão esportiva e radical do Golf, chamada de Golf R, que promete desempenho, tecnologia e diversão ao volante.
O Golf R é o hatchback mais potente da marca, com um motor 2.0 turbo de 320 cv e 42 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Além disso, o Golf R conta com tração integral 4Motion, câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas, suspensão adaptativa, freios a disco nas quatro rodas e um sistema de escape esportivo.
Mas o que faz do Golf R um carro tão especial e desejado pelos fãs de velocidade? Neste artigo, vamos explorar a história, as características e as novidades do renovado Golf R, que foi revelado pela VW em novembro de 2020 e deve chegar ao Brasil em 2021. Acompanhe!
A história do Golf R: de GTI a R32
O Golf R é o sucessor de uma linhagem de Golf esportivos, que começou em 1976 com o lançamento do Golf GTI. O GTI era um Golf com motor 1.6 de 110 cv, que se destacava pelo desempenho, pela dirigibilidade e pelo visual diferenciado, com faróis de neblina, grade preta, bancos xadrez e volante de três raios.
O GTI foi um sucesso de vendas e de crítica, e inaugurou o segmento dos hot hatches, ou seja, os hatchbacks compactos com motores potentes e preparados para as pistas. O GTI teve várias gerações e evoluções, e ganhou concorrentes de peso, como o Peugeot 205 GTI, o Renault Clio Williams e o Ford Focus RS.
Em 2002, a VW decidiu criar uma versão ainda mais radical do Golf, chamada de R32. O R32 era um Golf com motor V6 de 3.2 litros, que entregava 241 cv e 32,6 kgfm de torque. O R32 também tinha tração integral, câmbio manual de seis marchas, rodas de 18 polegadas e um ronco grave e envolvente. O R32 foi o primeiro Golf a ultrapassar a barreira dos 200 km/h de velocidade máxima, e também o primeiro a receber o emblema R, que identifica os modelos mais esportivos da VW.
O R32 teve duas gerações, baseadas no Golf IV e no Golf V, e foi substituído em 2009 pelo Golf R. O Golf R manteve a tração integral e o câmbio de seis marchas, mas trocou o motor V6 por um 2.0 turbo de 270 cv e 35 kgfm de torque, mais leve e eficiente. O Golf R também ganhou um visual mais discreto e elegante, com detalhes em preto e cromado, e um interior refinado e confortável, com bancos de couro, ar-condicionado digital e tela multimídia.
O Golf R teve três gerações, baseadas no Golf VI, no Golf VII e no Golf VIII, e foi aprimorando o seu desempenho, a sua tecnologia e o seu design a cada nova versão. O Golf R atual é o mais potente, o mais rápido e o mais sofisticado de todos, e representa o ápice da esportividade e da exclusividade do Golf.
O que o Golf R tem de diferente dos outros Golf?
O Golf R é um Golf, mas não é um Golf qualquer. Ele tem vários diferenciais que o tornam único e especial, tanto em relação aos outros Golf quanto aos seus rivais no mercado. Veja alguns deles:
- Motor 2.0 turbo de 320 cv: o Golf R tem o mesmo motor do Golf GTI, mas com uma calibração diferente, que aumenta a sua potência e o seu torque. O motor 2.0 turbo é um dos mais modernos e eficientes da VW, e combina injeção direta, turbocompressor, intercooler e comando variável de válvulas. O resultado é um desempenho impressionante, com acelerações e retomadas vigorosas, e uma economia de combustível razoável, considerando a sua proposta.
- Tração integral 4Motion: o Golf R tem um sistema de tração integral que distribui a força do motor entre as quatro rodas, de acordo com a necessidade e a situação. O sistema 4Motion melhora a aderência, a estabilidade e a segurança do Golf R, especialmente em curvas, em pisos escorregadios e em altas velocidades. O sistema 4Motion também permite que o Golf R tenha um modo de condução chamado de Drift, que faz o carro derrapar de forma controlada e divertida.
- Câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas: o Golf R tem um câmbio automático que funciona como dois câmbios manuais, um para as marchas ímpares e outro para as marchas pares. O câmbio de dupla embreagem faz as trocas de marcha de forma rápida e suave, sem perda de potência ou de tempo. O câmbio também tem sete marchas, que permitem aproveitar melhor o motor e reduzir o consumo de combustível. O Golf R ainda tem borboletas atrás do volante, que permitem ao motorista fazer as trocas de marcha manualmente, se preferir.
- Suspensão adaptativa: o Golf R tem uma suspensão que se adapta ao modo de condução e ao terreno, alterando a sua rigidez e a sua altura. A suspensão adaptativa proporciona um conforto maior em pisos irregulares, e uma firmeza maior em pisos lisos. A suspensão também pode ser ajustada pelo motorista, de acordo com a sua preferência e o seu estilo de dirigir.
- Freios a disco nas quatro rodas: o Golf R tem freios a disco nas quatro rodas, que garantem uma frenagem eficaz e segura, mesmo em altas velocidades. Os freios a disco também têm um sistema de regeneração de energia, que aproveita a energia cinética gerada pela frenagem e a transforma em energia elétrica, que é armazenada na bateria e usada para alimentar os sistemas elétricos do carro, como o ar-condicionado e a direção hidráulica. Isso ajuda a economizar combustível e a reduzir as emissões de poluentes.
- Sistema de escape esportivo: o Golf R tem um sistema de escape que emite um som grave e envolvente, que aumenta a sensação de esportividade e de prazer ao dirigir. O sistema de escape também tem válvulas que se abrem e se fecham, de acordo com o modo de condução e a aceleração do carro, alterando o volume e o tom do ronco do motor. O sistema de escape ainda tem quatro saídas cromadas, que dão um toque de estilo e de personalidade ao Golf R.
Quais são as novidades do renovado Golf R?
O Golf R foi renovado em 2020, junto com o lançamento da oitava geração do Golf. O novo Golf R trouxe várias novidades e melhorias, tanto no visual quanto na mecânica e na tecnologia. Confira algumas delas:
- Design mais moderno e aerodinâmico: o novo Golf R tem um design mais moderno e aerodinâmico, com linhas mais fluidas e angulosas, que dão um aspecto de movimento e de dinamismo ao carro. O novo Golf R também tem detalhes exclusivos, como a grade dianteira com o logotipo R iluminado, os faróis de LED com luzes diurnas em forma de L, os para-choques esportivos com entradas de ar maiores, as saias laterais, o aerofólio traseiro, as rodas de 19 polegadas e a pintura azul metálica.
- Interior mais sofisticado e tecnológico: o novo Golf R tem um interior mais sofisticado e tecnológico, com materiais de alta qualidade, como couro, alumínio e fibra de carbono, e um acabamento caprichado, com costuras azuis e detalhes cromados. O novo Golf R também tem um painel digital de 10,25 polegadas, que mostra as informações do carro e do motor, e uma tela sensível ao toque de 10 polegadas, que controla o sistema de som, a navegação, o ar-condicionado e os modos de condução. O novo Golf R ainda tem um volante esportivo com botões e borboletas, bancos esportivos com apoio lombar e aquecimento, teto solar panorâmico e som premium Harman Kardon.
- Mais equipamentos de segurança e assistência ao motorista: o novo Golf R tem mais equipamentos de segurança e assistência ao motorista, que tornam a condução mais fácil e segura. O novo Golf R tem controle de cruzeiro adaptativo, que mantém a velocidade e a distância do carro à frente, frenagem automática de emergência, que evita colisões frontais, assistente de permanência em faixa, que corrige o volante se o carro sair da pista, assistente de estacionamento, que manobra o carro em vagas paralelas ou perpendiculares, câmera de ré, sensores de estacionamento, faróis adaptativos, que ajustam o facho de luz de acordo com o ambiente, e alerta de ponto cego, que avisa se há outro veículo ao lado do carro.
Quais são as perguntas mais comuns sobre o Golf R?
O Golf R é um carro que desperta a curiosidade e o interesse de muitas pessoas, que querem saber mais sobre o seu desempenho, o seu preço, o seu consumo e a sua disponibilidade no mercado. Veja algumas das perguntas mais comuns sobre o Golf R, e as suas respectivas respostas:
- Quanto custa o Golf R?: o Golf R tem um preço elevado, que reflete a sua exclusividade e a sua qualidade. O Golf R custa cerca de 50 mil euros na Europa, e deve chegar ao Brasil em 2021, com um preço estimado em 350 mil reais. O Golf R é mais caro do que o Golf GTI, que custa cerca de 40 mil euros na Europa, e 180 mil reais no Brasil, mas também é mais potente, mais equipado e mais sofisticado.
- Qual é o consumo do Golf R?: o Golf R tem um consumo moderado, considerando a sua potência e a sua tração integral. O Golf R faz cerca de 12 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, com gasolina, segundo o padrão europeu. O Golf R é mais econômico do que o antigo R32, que fazia cerca de 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, com gasolina, mas também é mais poluente, emitindo cerca de 177 g/km de CO2, contra 149 g/km do R32.
- O Golf R é melhor do que os seus concorrentes?: o Golf R é um dos melhores hot hatches do mercado, mas não é o único. O Golf R tem como principais concorrentes o Mercedes-Benz A 45 AMG, o Audi RS 3, o BMW M 135i, o Honda Civic Type R e o Ford Focus RS. Cada um desses carros tem as suas vantagens e desvantagens, e a escolha depende do gosto e do bolso do comprador. O Golf R se destaca pelo equilíbrio entre desempenho, conforto, tecnologia e design, mas também é o mais caro entre os seus rivais.
Veja Também:
O Novo VW Golf 2024: Novidade no Mercado Mundial
Fiat Uno 2024: Um Ícone Nacional Renasce para Desafiar os Populares
Conclusão: o Golf R é o carro ideal para quem busca esportividade e exclusividade
O Golf R é o carro ideal para quem busca esportividade e exclusividade, sem abrir mão do conforto, da tecnologia e da praticidade. O Golf R é o hatchback mais potente da VW, com um motor 2.0 turbo de 320 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. O Golf R também tem tração integral, câmbio automático, suspensão adaptativa, freios a disco, sistema de escape esportivo e vários modos de condução, que permitem ao motorista ajustar o carro ao seu estilo e ao seu humor.
O Golf R também tem um design moderno e aerodinâmico, com detalhes exclusivos, como a grade iluminada, os faróis de LED, os para-choques esportivos, as saias laterais, o aerofólio traseiro, as rodas de 19 polegadas e a pintura azul metálica. O Golf R ainda tem um interior sofisticado e tecnológico, com painel digital, tela sensível ao toque, volante esportivo, bancos esportivos, teto solar e som premium.
O Golf R também tem mais equipamentos de segurança e assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, assistente de estacionamento, câmera de ré, sensores de estacionamento, faróis adaptativos e alerta de ponto cego.
O Golf R é um carro caro e exclusivo, que custa cerca de 50 mil euros na Europa, e deve chegar ao Brasil em 2021, com um preço estimado em 350 mil reais. O Golf R é mais caro do que o Golf GTI, mas também é mais potente, mais equipado e mais sofisticado. O Golf R é um dos melhores hot hatches do mercado, mas também tem concorrentes de peso, como o Mercedes-Benz A 45 AMG, o Audi RS 3, o BMW M 135i, o Honda Civic Type R e o Ford Focus RS.
O Golf R é o carro ideal para quem busca esportividade e exclusividade, e que não se importa em pagar um preço alto por isso. O Golf R é um carro que oferece desempenho, tecnologia e diversão ao volante, e que também pode ser usado no dia a dia, com conforto e praticidade. O Golf R é um carro que faz o coração bater mais forte, e que faz o motorista se sentir especial.
E você, o que acha do Golf R? Você gostaria de ter um? Você acha que ele vale o preço que custa? Você prefere algum dos seus concorrentes? Deixe a sua opinião e a sua sugestão nos comentários, e compartilhe este artigo com os seus amigos que também são fãs de carros esportivos. Obrigado pela leitura, e até a próxima!
Você Poderá Gostar Também:
- Novo Uno Será Lançado Ainda Esse Ano
- Mini Hilux: A Nova Picape da Toyota em Breve no Brasil!
- Chevrolet Equinox 2025: A Evolução em Forma de SUV Híbrido Plug-in
- Chevrolet Blazer EV: O Retorno Eletrizante de um Clássico!
- Chery Arrizo 8: O Sedã Premium Que Faz Até 23 km/l de Gasolina!