Pesquisar
Close this search box.

FIAT 147: O Primeiro Carro a Álcool do Mundo e Seu Legado

Fiat 147

O FIAT 147 foi um carro que marcou época no Brasil e na América do Sul. Lançado em 1976, ele foi o primeiro carro a álcool produzido em série no mundo, uma resposta à crise do petróleo de 1973 que elevou os preços da gasolina. Além de ser econômico e ecológico, o carro também se destacou pelo seu design moderno e sua versatilidade, sendo oferecido em diversas carrocerias e versões. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a história do FIAT 147 e os projetos que surgiram para trazer de volta esse ícone em uma versão atualizada.

A História do FIAT 147

O FIAT 147 foi o primeiro carro fabricado pela FIAT no Brasil, na fábrica de Betim, em Minas Gerais. Ele era a versão brasileira do FIAT 127, um sucesso de vendas na Europa. Porém, para se adaptar às condições do mercado e do combustível brasileiros, o carro recebeu algumas modificações, como um motor maior e mais robusto, de 1.049 cc, e uma carroceria mais reforçada.

O FIAT 147 foi lançado em uma única versão, a 147 L, mas logo depois a linha foi ampliada com as versões 147 (básica), 147 GL (luxo) e 147 Furgoneta (van). Em 1978, o carro ganhou uma versão que entraria para a história: o 147 a álcool, o primeiro carro a álcool produzido em série no mundo.

O 147 a álcool foi fruto de um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento da FIAT, que começou logo após o lançamento do modelo. A ideia era aproveitar o potencial do álcool, que era mais barato e abundante que a gasolina, além de menos poluente. Para isso, foram necessárias várias alterações no motor, no sistema de alimentação e nos materiais usados, para resistir à corrosão e à dificuldade de partida do álcool. O motor escolhido foi o 1.3 8V Fiasa, que se mostrou mais adequado que o 1.0 para a adaptação ao álcool.

O 147 a álcool foi lançado em 5 de julho de 1979, com o slogan “Abasteça com álcool e economize”. Ele tinha um desempenho semelhante ao da versão a gasolina, mas com um consumo menor e uma emissão de gases 90% inferior. O 147 a álcool foi um sucesso de vendas e de crítica, recebendo vários prêmios e elogios da imprensa especializada. Ele também abriu caminho para que outras montadoras seguissem o exemplo e lançassem seus carros a álcool.

O FIAT 147 continuou sendo produzido até 1987, quando foi substituído pelo FIAT Uno. Durante sua trajetória, ele recebeu várias atualizações estéticas e mecânicas, além de novas versões, como o 147 Rallye, o 147 C, o 147 Panorama (perua), o 147 Pick-up e o 147 Spazio (reestilização). O modelo também foi fabricado na Argentina, na Colômbia, no Uruguai e na Venezuela, sob diferentes nomes, como Spazio, Brío e Vivace.

Os Projetos para Reviver o FIAT 147

projetos para reviver o fiat 147

O FIAT 147 deixou saudades em muitos fãs e colecionadores, que até hoje preservam e restauram seus exemplares. Mas alguns foram além e resolveram criar projetos para reviver o FIAT 147 em uma versão moderna, usando como base modelos mais recentes da FIAT.

Um desses projetos foi o do designer brasileiro Rafael Reston, que em 2008 divulgou imagens de como seria o FIAT 147 reestilizado, usando como base o FIAT Panda. O resultado foi um carro com linhas arredondadas e retrô, mas com elementos atuais, como faróis de LED, rodas de liga leve e teto solar. O projeto de Reston chamou a atenção da mídia e dos internautas, que elogiaram a ideia.

novo Fiat 147

Outro projeto foi o do designer argentino Pablo Balan, que em 2016 apresentou imagens de como seria o FIAT 147 renovado, usando como base o FIAT Mobi. O resultado foi um carro com linhas mais angulosas e esportivas, mas com detalhes que remetem ao 147 original, como a grade dianteira, os faróis redondos e o logotipo antigo da FIAT. O projeto de Balan também recebeu muitos elogios e até sugestões de nomes, como 147 Neo, 147 Evo e 147 Next.

Conclusão

O FIAT 147 foi um carro que marcou uma época e que ainda hoje é lembrado com carinho por muitos admiradores. Ele foi o primeiro carro a álcool do mundo e um dos pioneiros da indústria automobilística brasileira. Ele também foi um carro versátil, moderno e econômico, que atendeu às necessidades e aos desejos de milhares de consumidores.

Os projetos para trazer de volta o FIAT 147 em uma versão atualizada mostram que o carro ainda tem potencial para conquistar novos fãs e gerar nostalgia nos antigos. Quem sabe um dia a FIAT não se inspira nessas ideias e lança um novo 147, com toda a tecnologia e o design que o século XXI pode oferecer?

E você, o que acha do FIAT 147? Você gostaria de ver um novo 147 nas ruas? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe este artigo nas redes sociais do blog. Até a próxima!

Você Poderá Gostar Também:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.