Você sabia que Felipe Massa ainda pode ser campeão mundial de Fórmula 1? O piloto brasileiro, que se aposentou da categoria em 2017, está envolvido em uma batalha jurídica para reivindicar o título da temporada de 2008, que foi decidido por apenas um ponto a favor de Lewis Hamilton.
Neste artigo, eu vou te contar tudo sobre esse caso, que envolve uma polêmica corrida em Singapura, uma revelação bombástica de Bernie Ecclestone e uma carta enviada à FIA e à FOM. Além disso, eu vou te mostrar o que Massa pensa sobre a situação do Brasil na Fórmula 1, que atualmente não tem nenhum piloto no grid principal.
A corrida que mudou a história
Tudo começou em 2008, quando Felipe Massa liderava o campeonato com 77 pontos, sete a mais que Lewis Hamilton. Faltavam quatro corridas para o fim da temporada, e a próxima etapa era o Grande Prêmio de Singapura, o primeiro da história a ser disputado à noite.
Massa largou na pole position e tinha tudo para ampliar a sua vantagem. No entanto, um incidente mudou o rumo da prova e da disputa pelo título. Na 14ª volta, o piloto da Renault, Nelson Piquet Jr., bateu propositalmente no muro, provocando a entrada do safety car.
Massa, que estava na frente, foi chamado para os boxes pela Ferrari, mas a equipe cometeu um erro grave. O semáforo verde foi acionado antes da hora, e Massa saiu com a mangueira de combustível ainda presa ao carro. Ele teve que parar no meio do pit lane e esperar os mecânicos retirarem o equipamento. Com isso, ele perdeu muito tempo e caiu para a última posição.
Hamilton, que estava em terceiro, aproveitou a situação e assumiu a liderança do campeonato. Ele terminou a corrida em terceiro lugar, enquanto Massa foi apenas o 13º. A diferença entre eles caiu para apenas um ponto.
A revelação de Ecclestone
A corrida de Singapura foi considerada uma das mais emocionantes da história da Fórmula 1, mas também uma das mais controversas. Um ano depois, em 2009, veio à tona um escândalo que abalou o mundo do automobilismo. Nelson Piquet Jr. confessou que bateu de propósito a mando da sua equipe, que queria favorecer o seu companheiro, Fernando Alonso, que venceu a prova.
A Renault foi punida pela FIA com uma suspensão de dois anos, que foi suspensa condicionalmente. O chefe da equipe, Flavio Briatore, e o diretor de engenharia, Pat Symonds, foram banidos da Fórmula 1. Piquet Jr. foi perdoado por ter colaborado com as investigações.
Mas o que isso tem a ver com Felipe Massa? Bem, se a batida de Piquet Jr. não tivesse acontecido, Massa poderia ter vencido a corrida e aumentado a sua vantagem sobre Hamilton. E isso poderia ter feito a diferença no final da temporada, quando Massa perdeu o título por um ponto, após uma dramática ultrapassagem de Hamilton sobre Timo Glock na última curva do GP do Brasil.
Mas será que Massa foi prejudicado pela Renault? E será que a FIA e a FOM sabiam da armação? Essas são as perguntas que Massa quer responder. E ele tem um trunfo para isso: Bernie Ecclestone.
O ex-presidente da Fórmula 1, que comandou a categoria por quase 40 anos, fez uma declaração bombástica em 2020. Ele disse que a FIA e a FOM tinham conhecimento da manipulação da corrida de Singapura, mas que não fizeram nada para evitar ou punir.
Ecclestone afirmou que recebeu uma ligação de Briatore, que lhe contou o plano antes da corrida. Ele disse que tentou avisar o presidente da FIA na época, Max Mosley, mas que ele não atendeu o telefone. Ele também disse que não interferiu na situação porque não queria prejudicar a imagem da Fórmula 1.
A carta de Massa
Diante dessa revelação, Felipe Massa decidiu agir. Ele contratou uma equipe jurídica para buscar esclarecimentos junto à FIA e à FOM sobre o caso. Em 2021, ele enviou uma carta ao presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e ao CEO da FOM, Stefano Domenicali, solicitando a revisão do campeonato mundial de 2008.
Na carta, Massa alega que foi vítima de uma conspiração que o impediu de conquistar o título que merecia. Ele pede que a FIA e a FOM reconheçam o seu direito de ser campeão e que lhe entreguem o troféu.
Massa também ameaça levar o caso à Suprema Corte do Reino Unido, onde ficam as sedes da FIA e da FOM, caso não receba uma resposta satisfatória. Ele diz que tem provas suficientes para comprovar a sua tese, incluindo o depoimento de Ecclestone.
Em uma entrevista ao portal Itatiaia, Massa disse que não tem nada a falar no momento, mas que nada está parado. Ele disse que a sua luta vai continuar até o final.
A situação do Brasil na Fórmula 1
Felipe Massa foi o último piloto brasileiro a disputar o título mundial de Fórmula 1. Desde a sua saída da categoria, em 2017, o Brasil não tem nenhum representante no grid principal. A última vez que isso aconteceu foi em 1969.
Massa disse que é triste ver o Brasil fora da Fórmula 1, uma categoria que sempre teve grandes nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello. Ele disse que muitos pilotos brasileiros tentaram entrar na F1, mas que não tiveram a chance.
Ele citou o caso de Felipe Drugovich, que foi o quarto colocado na Fórmula 2 em 2021, mas que não conseguiu uma vaga na F1. Ele disse que Drugovich chegou perto, mas que não teve o apoio necessário.
Massa também falou sobre os pilotos mais novos, como Caio Collet e Gianluca Petecof, que estão fazendo uma carreira bacana nas categorias de base. Ele disse que eles precisam continuar mostrando o seu potencial para as equipes de Fórmula 1, que estão de olho no mercado.
Massa disse que torce para que o Brasil volte a ter um piloto na Fórmula 1 em breve, e que ele está disposto a ajudar no que for possível. Ele disse que o Brasil tem tradição e talento no automobilismo, e que não pode ficar de fora da principal categoria do mundo.
Massa é um exemplo de determinação e paixão pelo automobilismo. Ele não desiste dos seus sonhos e luta pelo que acha justo. Ele é um orgulho para o Brasil e para os fãs da Fórmula 1.
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