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7 Motivos para Usar Capacete ao Andar de Moto

7 Motivos para Usar Capacete ao Andar de Moto

O capacete é um item de segurança indispensável para quem anda de moto. Ele protege a cabeça de possíveis lesões em caso de acidentes, além de oferecer conforto e estilo. Mas você sabe por que o capacete é tão importante? Neste artigo, vamos apresentar 7 motivos para usar capacete ao andar de moto, e também dar algumas dicas e sugestões para escolher o modelo ideal para você. Acompanhe!

Uma Breve História do Capacete

O capacete surgiu como uma forma de proteger os soldados nas guerras, mas foi adaptado para o uso dos motociclistas no início do século XX. O primeiro capacete para moto foi criado pelo médico britânico John T. Williams, que se inspirou nos capacetes usados pelos pilotos de avião. Ele percebeu que muitos dos seus pacientes que sofreram acidentes de moto tinham ferimentos graves na cabeça, e decidiu desenvolver um equipamento que pudesse minimizar esse risco.

O capacete de Williams era feito de couro e tinha uma viseira de metal. Ele foi usado pela primeira vez em uma corrida de motos em 1914, e logo se tornou popular entre os motociclistas. Com o passar dos anos, o capacete foi evoluindo e ganhando novos materiais, formatos e funcionalidades. Hoje em dia, existem diversos tipos de capacete, como o integral, o modular, o aberto, o escamoteável, o off-road, entre outros. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, e cabe ao motociclista escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.

7 Motivos para Usar Capacete ao Andar de Moto

Agora que você já conhece um pouco da história do capacete, vamos ver quais são os principais motivos para usar esse equipamento ao andar de moto. Confira!

1. Proteger a Cabeça de Lesões

O motivo mais óbvio e importante para usar capacete é proteger a cabeça de lesões em caso de acidentes. A cabeça é uma das partes mais vulneráveis do corpo humano, e qualquer impacto pode causar danos irreversíveis ao cérebro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso do capacete reduz em até 40% o risco de morte e em até 70% o risco de lesão grave na cabeça dos motociclistas. Portanto, usar capacete é uma questão de vida ou morte.

2. Evitar Multas e Penalidades

Outro motivo para usar capacete é evitar multas e penalidades. No Brasil, o uso do capacete é obrigatório para todos os condutores e passageiros de motos, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Quem não usa capacete está cometendo uma infração gravíssima, que gera uma multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira de habilitação e a suspensão do direito de dirigir. Além disso, o capacete deve estar de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelecem os requisitos mínimos de segurança, como o selo do Inmetro, a viseira transparente, o tamanho adequado, entre outros.

3. Proteger os Olhos e a Face

O capacete também serve para proteger os olhos e a face dos motociclistas. Ao andar de moto, é comum se deparar com poeira, insetos, pedras, chuva, vento, sol, entre outros elementos que podem prejudicar a visão e causar irritações, alergias, queimaduras, cortes, etc. O capacete, especialmente o modelo integral, que cobre toda a cabeça, evita que esses objetos atinjam os olhos e a face, garantindo uma maior segurança e conforto.

4. Reduzir o Ruído e o Estresse

Outra vantagem de usar capacete é reduzir o ruído e o estresse causados pelo trânsito. Quem anda de moto está exposto a um alto nível de ruído, que pode chegar a 100 decibéis, o equivalente ao som de uma britadeira. Esse ruído pode causar danos à audição, além de gerar estresse, ansiedade, irritabilidade, cansaço, etc. O capacete, ao isolar o som externo, ajuda a diminuir o ruído e o estresse, proporcionando uma viagem mais tranquila e prazerosa.

5. Melhorar a Aerodinâmica e o Desempenho

Usar capacete também pode melhorar a aerodinâmica e o desempenho da moto. O capacete, ao reduzir o arrasto do ar, permite que a moto ganhe mais velocidade e economize combustível. Além disso, o capacete melhora a estabilidade e o equilíbrio do motociclista, evitando que o vento o desvie da trajetória. Isso resulta em uma maior segurança e eficiência na condução da moto.

6. Expressar a Personalidade e o Estilo

Um motivo mais subjetivo, mas não menos importante, para usar capacete é expressar a personalidade e o estilo do motociclista. O capacete é um acessório que pode refletir o gosto, a identidade, a atitude e a criatividade de quem o usa. Existem capacetes de diferentes cores, formas, desenhos, adesivos, etc., que podem combinar com a moto, com a roupa, com o humor, etc. O capacete é uma forma de mostrar ao mundo quem você é e o que você gosta.

7. Cumprir a Lei e o Bom Senso

Por fim, um motivo para usar capacete é cumprir a lei e o bom senso. Como já vimos, o uso do capacete é uma obrigação legal, que visa garantir a segurança e a ordem no trânsito. Mas, mais do que isso, o uso do capacete é uma questão de bom senso, de respeito à própria vida e à dos outros. Usar capacete é um gesto de responsabilidade, de consciência, de cidadania. Usar capacete é um dever de todo motociclista.

Perguntas Comuns sobre Capacete (andar de moto)

Tipos de Capacete
Tipos de Capacete

Agora que você já sabe os motivos para usar capacete ao andar de moto, vamos responder algumas perguntas comuns sobre esse tema. Veja:

  • Qual é o melhor tipo de capacete?

Não há uma resposta única para essa pergunta, pois cada tipo de capacete tem suas vantagens e desvantagens, e depende do gosto e da necessidade de cada motociclista. O mais importante é escolher um capacete que seja confortável, seguro, resistente e homologado pelo Inmetro. Alguns dos tipos mais comuns de capacete são:

  • Integral: é o que oferece a maior proteção, pois cobre toda a cabeça, incluindo o queixo e a face. É ideal para quem anda em alta velocidade ou em estradas, pois reduz o ruído e o arrasto do ar. Por outro lado, é o mais pesado, quente e caro.
  • Modular: é o que permite levantar a parte frontal, transformando-se em um capacete aberto. É uma opção versátil, que se adapta a diferentes situações e preferências. Porém, é menos seguro e mais pesado do que o integral, e pode gerar mais ruído e vibração.
  • Aberto: é o que deixa a face e o queixo expostos, sendo mais leve, fresco e barato. É indicado para quem anda em baixa velocidade ou em áreas urbanas, pois oferece mais visibilidade e ventilação. Contudo, é o menos seguro e mais sujeito a sujeira e insetos.
  • Escamoteável: é o que tem uma viseira que pode ser recolhida para dentro do capacete, deixando os olhos à mostra. É uma alternativa para quem quer ter mais liberdade e sensação de contato com o ambiente. No entanto, é menos seguro e mais caro do que o aberto, e requer o uso de óculos de proteção.
  • Off-road: é o que tem uma viseira alongada e uma abertura maior na frente, sendo projetado para quem pratica motocross, enduro, trilha, etc. É um capacete que oferece mais proteção ao queixo e ao nariz, além de permitir o uso de óculos especiais. Porém, é um capacete que não tem viseira, sendo necessário o uso de um protetor facial ou um lenço para evitar a entrada de poeira e insetos.
  • Como escolher o capacete ideal?

Para escolher o capacete ideal, é preciso levar em conta alguns fatores, como o tamanho, o material, o conforto, a ventilação, a viseira, o fecho, o peso, a cor, etc. Veja algumas dicas e sugestões para acertar na escolha:

  • Tamanho: o capacete deve se ajustar perfeitamente à cabeça, sem ficar nem muito apertado nem muito folgado. Para saber o seu tamanho, meça a circunferência da sua cabeça com uma fita métrica, logo acima das sobrancelhas, e compare com a tabela de tamanhos do fabricante. O capacete deve ficar firme, mas sem causar desconforto ou dor.
  • Material: o material do capacete deve ser resistente e leve, capaz de absorver o impacto e distribuir a força. Os materiais mais usados são o poliestireno expandido (EPS), o policarbonato, a fibra de vidro, a fibra de carbono, entre outros. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, como o custo, a durabilidade, o peso, etc. O importante é verificar se o capacete tem o selo do Inmetro, que garante a qualidade e a segurança do produto.
  • Conforto: o capacete deve ser confortável, tanto na parte interna quanto na externa. A parte interna deve ter um forro macio, removível e lavável, que evite o acúmulo de suor e de bactérias. A parte externa deve ter um design aerodinâmico, que evite a vibração e o ruído. O capacete deve ter também um bom encaixe na face, sem deixar espaços ou pressionar demais.
  • Ventilação: o capacete deve ter um sistema de ventilação eficiente, que permita a entrada e a saída de ar, mantendo a temperatura interna adequada e evitando o embaçamento da viseira. O capacete deve ter entradas de ar na parte frontal e superior, e saídas de ar na parte traseira e inferior. O ideal é que o sistema de ventilação seja regulável, para se adaptar às diferentes condições climáticas.
  • Viseira: a viseira é a parte do capacete que protege os olhos e a visão do motociclista. Ela deve ser transparente, sem distorções, riscos ou manchas, que possam prejudicar a visibilidade. Ela deve ter também um tratamento anti-risco e anti-embaçante, que evite que ela se danifique ou se ofusque. A viseira deve ser fácil de abrir e fechar, e ter um sistema de troca rápida, para se adequar à luminosidade do ambiente. Existem viseiras de diferentes cores, como a fumê, a espelhada, a amarela, etc., que podem oferecer mais conforto e estilo, mas devem ser usadas com cautela, pois podem reduzir a visão noturna ou em dias nublados.
  • Fecho: o fecho é a parte do capacete que mantém o equipamento preso à cabeça, evitando que ele se solte ou se mova em caso de acidente. Ele deve ser fácil de usar, seguro e resistente. Existem dois tipos principais de fecho: o de engate rápido e o de argola dupla. O de engate rápido é o mais prático, pois basta pressionar um botão para soltar ou travar o capacete. O de argola dupla é o mais seguro, pois impede que o capacete se solte mesmo sob forte pressão, mas requer um pouco mais de habilidade para usar.
  • Peso: o peso do capacete deve ser o menor possível, sem comprometer a segurança e o conforto. Um capacete muito pesado pode causar fadiga, dores no pescoço, na coluna e nos ombros, além de prejudicar a estabilidade e o equilíbrio. Um capacete muito leve pode indicar que o material é frágil ou de baixa qualidade. O peso ideal de um capacete varia de acordo com o tipo, o material e o tamanho, mas geralmente fica entre 1,2 kg e 1,5 kg.
  • Cor: a cor do capacete pode influenciar na visibilidade e na segurança do motociclista. Cores claras e chamativas, como o branco, o amarelo, o vermelho, etc., podem ajudar a destacar o motociclista no trânsito, evitando acidentes por falta de atenção dos outros motoristas. Cores escuras e discretas, como o preto, o cinza, o azul, etc., podem dar um aspecto mais sóbrio e elegante, mas podem dificultar a visão do motociclista em ambientes com pouca luz. O ideal é escolher uma cor que combine com o seu gosto e com a sua moto, mas que também ofereça uma boa visibilidade.

Neste artigo, vimos 7 motivos para usar capacete ao andar de moto, e também algumas dicas e sugestões para escolher o capacete ideal para você. Vimos que o capacete é um equipamento que protege a cabeça, os olhos e a face de possíveis lesões, evita multas e penalidades, reduz o ruído e o estresse, melhora a aerodinâmica e o desempenho, expressa a personalidade e o estilo, e cumpre a lei e o bom senso. Vimos também que existem diversos tipos de capacete, como o integral, o modular, o aberto, o escamoteável, o off-road, entre outros, e que cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Vimos ainda que para escolher o capacete ideal, é preciso levar em conta alguns fatores, como o tamanho, o material, o conforto, a ventilação, a viseira, o fecho, o peso, a cor, etc.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e informativo para você, e que você tenha aprendido mais sobre a importância e a escolha do capacete ao andar de moto. Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos e deixe o seu comentário. Queremos saber a sua opinião e as suas sugestões sobre este tema. Obrigado pela leitura e até a próxima!

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